Pular para o conteúdo principal

Ítalo-brasileiros, irão a guerra por seu país?

Ítalo-brasileiro(a) você lutará pela Itália na próxima guerra? Reportagem recente de tradicional TV pública Italiana (RAI) questiona a grande quantidade de brasileiros, com parentesco distante como trisavós ou tataravós que vieram da Itália séculos atrás pleiteando por cidadania. Ainda é legal, mas é moral? Alguns que nem culturalmente, nem sentimentalmente se identificam com aquela nação. Meu avô paterno era italiano, da Calábria. 

Meu processo de cidadania se deu na década de 90, quando praticamente ninguém se interessava pelo tema. Muitos ítalo-brasileiros pensam no bônus : entrar em diversos países sem visto, acesso facilitado e direito de permanência na União Europeia, direito a voto etc. Orgulhosamente postam nas mídias sociais seu primeiro passaporte como um grande troféu; esta é a primeira postagem/foto que faço sobre o tema, devo ressaltar. Mas e o ônus? Formado na melhor universidade do Brasil em relações internacionais (UnB-Universidade de Brasília) e constante estudioso de geopolítica, tenho perguntado para o homem no espelho e lanço a pergunta a todos jovens  Ítalo-brasileiros e ítalo-brasileiras em idade militar, digamos 18 a 45 anos, você servirá as forças armadas italianas em caso de guerra? E se for convocado, cumprirá seu dever cívico?  Por ser um país pequeno, nos recentes conflitos/guerras em que Israel se envolveu, reservistas ou voluntários de todo o planeta voltaram para servir o país. 

Ítalo-brasileiro(a) você lutará pela Itália na próxima guerra? Reportagem recente de tradicional TV pública Italiana (RAI) questiona a grande quantidade de brasileiros, com parentesco distante como trisavós ou tataravós que vieram da Itália séculos atrás pleiteando por cidadania. Ainda é legal, mas é moral? Alguns que nem culturalmente, nem sentimentalmente se identificam com aquela nação. Meu avô paterno era italiano, da Calábria. 

Meu processo de cidadania se deu na década de 90, quando praticamente ninguém se interessava pelo tema. Muitos ítalo-brasileiros pensam no bônus : entrar em diversos países sem visto, acesso facilitado e direito de permanência na União Europeia, direito a voto etc. Orgulhosamente postam nas mídias sociais seu primeiro passaporte como um grande troféu; esta é a primeira postagem/foto que faço sobre o tema, devo ressaltar. Mas e o ônus? Formado na melhor universidade do Brasil em relações internacionais (UnB-Universidade de Brasília)


 e constante estudioso de geopolítica, tenho perguntado para o homem no espelho e lanço a pergunta a todos jovens  Ítalo-brasileiros e ítalo-brasileiras em idade militar, digamos 18 a 45 anos, você servirá as forças armadas italianas em caso de guerra? E se for convocado, cumprirá seu dever cívico?  Por ser um país pequeno, nos recentes conflitos/guerras em que Israel se envolveu, reservistas ou voluntários de todo o planeta voltaram para servir o país. 

A Itália é país membro da OTAN desde 1949. Diariamente, a mídia internacional toca tambores de guerra e solta rumores de conflito eminente e generalizado no continente europeu e que pode se espalhar pelo mundo. Eai ítalo-brasileiro(a), está dentro ou fora?




* Marcelo Sicoli, conselheiro do CRECI-DF(2019-2024), bacharel em relações internacionais pela UnB, gestor predial com diversos prêmios no Brasil e exterior (incluindo Londres e Chicago). Corretor de imóveis no DF e em Goiás. Tem o título CIPS – 
Certified International Property Specialist (Especialista em Negócios Internacionais) e filiado a NAR (National Association of Realtors – EUA)             
 
E-mail: marcelosicoli@hotmail.com 
 
Instagram: @marcelosicoli                                                                youtube.com/marcelosicoli  

           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#live As mulheres vendem mais que os homens? #mulher #mulheres #livestream #podcast

    #live #livestream #podcast As mulheres vendem mais que os homens? #mulher #mulheres VIVA O MERCADO - As mulheres vendem mais que os homens? Quatro renomados corretores de imóveis em Brasília debaterão ao vivo o tema: "As mulheres vendem mais imóveis". Transmitido ao vivo em 29/07/2024 (segunda-feira) às 20:00 * Marcelo Sicoli, conselheiro do CRECI-DF, bacharel em relações internacionais pela UnB, gestor predial com diversos prêmios no Brasil e exterior (Londres e Chicago). Corretor de imóveis no DF e em Goiás. Tem o título CIPS –  Certified International Property Specialist  (Especialista em Negócios Internacionais) e filiado a NAR (National Association of Realtors – EUA)                             E-mail:  marcelosicoli@hotmail.com    Instagram:  @marcelosicoli                           ...

Elevador de Shabat no condomínio

  Elevador de Shabat no condomínio* Técnicas construtivas e tecnologias embarcadas nos imóveis evoluem tão rápido que requerem constantes atualizações dos profissionais que operam no segmento imobiliário: arquitetos, engenheiros, trabalhadores de construção civil, equipe de manutenção predial e também corretores de imóveis. O jargão específico do segmento imobiliário varia de estado para estado, e tem diversos “glossários/dicionários” disponíveis em fácil consulta pela internet.    Aqui no Distrito Federal, teríamos algumas específicas como casa em Ponta de Picolé (imóvel localizado na beira do Lago Paranoá) ou as transações de “corda de caranguejo” e “farofada”, ambas indicando muitos intermediários envolvidos entre o comprador e o vendedor. Recentemente em anúncio de apartamento de alto padrão na cidade de São Paulo, vimos referência ao andamento do processo de instalação de Elevador de Shabat. Desconhecíamos o conceito.  Um elevador de Shabat funciona em um modo e...

Casa Cor 2023 BRASILIA - Arquitetura, design de interiores e novas tendencias

   Casa Cor 2023 BRASILIA #brasilia #trending #realestate #architecture #arquitetura #yt #ytshorts #most #design #arte CASACOR Brasília 2023: 49 ambientes ocupam a Arena BRB Mané Garrincha Com uma área de 6 mil m², o evento ocupa dois pavimentos entre as 289 colunas de 36 m de altura que circundam o maio estádio do país A 31ª CASACOR Brasília reserva experiências únicas nesta edição, que acontece entre 1º de setembro a 5 de novembro, na Arena BRB Mané Garrincha, mesmo local que abrigou a mostra no ano passado, mas que em 2023 apresenta acessos e áreas inéditos. Onze espaços abertos ao público são um convite à mostra, totalmente reconfigurada para receber o visitante. Com uma área de 6 mil m², o evento ocupa dois pavimentos do maior estádio do país. São 49 ambientes erguidos entre as 289 colunas de 36 m de altura que circundam o estádio. Há espaços com vista para o para o campo de futebol, para o Eixo Monumental e para a icônica Torre de TV, no Plano Piloto de Brasíl...